Gestão Escolar:
Diretor:
Coordenador:
Contatos:
E-mail: emcelacaciopiedade@educacao.itapeva.sp.gov.br
Endereço: Av. Acácio Piedade, 657 - Centro
Histórico da Escola
Faxina passava para a categoria de cidade, e seus habitantes achavam-se na obrigação de procurar novos melhoramentos que solucionassem os problemas que existiam nos mais diversos setores. As autoridades locais procuraram dar especial atenção à aprendizagem infantil, pois dela dependeria a formação intelectual de Itapeva.
No princípio foi criado o sistema de escolas reunidas pertencentes à Delegacia Regional de Ensino de Itapetininga. Com o aumento da população, esse sistema tornou-se deficiente surgindo então a necessidade da criação de um centro educativo mais eficiente.
Assim, foi que a 13 de Janeiro de 1900, as autoridades locais, não medindo esforços, para o bem da cidade, conseguiram dos dirigentes do ensino estadual da Secretaria da Educação, a criação de um grupo escolar.
Apresentando falhas em diversos setores pensou-se então em criar uma nova instalação que oferecesse melhores condições aos alunos que até então vinham sofrendo as consequências do ambiente inadequado para a aprendizagem. A nova construção localizada na parte sul da cidade efetuou-se durante o ano de 1913, sob ampla visão para o futuro e que hoje é a unidade com a segunda maior população escolar itapevense.
Esse histórico consta na reportagem do extinto jornal “O tempo”, e bem demonstra o júbilo da população itapevense por ter conseguido um melhoramento que passou a se tornar orgulho da cidade.
Em 1918 o Grupo Escolar de Faxina, passou a se chamar Grupo Escolar Cel. Acácio Piedade. Foi elemento de destaque na Loja Maçônica União e Caridade de Itapeva.
Quando o prestígio político de Acácio Piedade atingia ponto culminante, pois seu nome estava sendo cogitado para candidato a Presidência do Estado, o destino cortou-lhe a carreira. A 25 de Outubro de 1917, na Estação da Estrada de Ferro de sua cidade natal foi assassinado por arma de fogo.
A sociedade itapevense ficou consternada e a Câmara Municipal, em sessão do dia 30 daquele mês, 5 dias após seu desaparecimento, resolveu solicitar do governo do Estado, que fosse dado seu nome ao Grupo Escolar da então cidade de Faxina.
Por essa razão, o principal estabelecimento de ensino primário de Itapeva chama-se Grupo Escolar Cel. Acácio Piedade, em homenagem a memória desse homem público que tudo fez pelo bem da coletividade e cuja vida foi bárbara e prematuramente destruída.
Na memória de muitos itapevenses que frequentaram os bancos escolares do Grupo Escolar Cel. Acácio Piedade, existe a lembrança saudosa de muitos mestres que se dedicaram com amor ao magistério. Da direção da escola são lembrados nomes como os de: João Landim, Gabriel Pinto Faria, João Luiz Dias, e outros. As mais antigas professoras, cujo nome o tempo não conseguiu apagar foram: Anna Cândida Soares, Maria Galvão, Maria Silveira Melo, Risoleta Galvão, Josina Ferrari e outras.
A partir de 24/01/76, pela Res. SE nº 20, publicada no DOE de 23/01/76, passou a denominar-se EEPG Cel. Acácio Piedade. Com o Decreto 3350/98 de 22/01/98 e Lei 1031/97, foi municipalizada e passou a denominar-se E.M.E.F. Cel. Acácio Piedade e através do Decreto Nº 3.933/99 sua denominação passou simplesmente a Escola Municipal seguida do respectivo patronímico (EM Cel. Acácio Piedade).
Biografia do Patrono
O Coronel Acácio Piedade, nascido na então Itapeva da Faxina no dia 07/10/1875, era filho do Coronel Emydio José da Piedade e de Dona Francisca Emilia Leonel Ferreira; foi casado com Dona Leocádia de Mello Piedade e dessa união nasceram 03 filhos. Assim como o seu pai teve uma grande dedicação ao bem público. Ainda jovem formou-se grande advogado e em outubro de 1913 elegeu-se vereador da câmara Municipal de Itapeva da Faxina. Em 1905 foi eleito presidente da Câmara Municipal de Itapeva da Faxina e cinco anos depois eleito deputado estadual pela primeira vez sendo reeleito nas legislaturas 1912 a 1915, 1916 a 1918, não terminando o mandato por causa do seu assassinato. Graças ao prestígio que gozava conseguiu realizar quantidades imensas de benfeitorias para Itapeva e toda a região.
A ele devemos parte do progresso que tivemos em toda região da zona sul paulista e entre suas conquistas podemos enumerar em Itapeva a criação da primeira escola em 05/09/1900, hoje prédio da escola D. Silvio Maria Dário; foi responsável pela inauguração da Estrada de Ferro Sorocabana na Estação de Vila Isabel a qual alavancou o progresso da nossa região e ainda pela criação de dois colégios localizados na antiga Rua das Tropas, hoje Avenida que merecidamente leva o seu nome. Estava o Coronel no auge de sua carreira e prestígio, quando recebeu um telegrama do General Barbedo comunicando que brevemente seria instalado em Itapeva da Faxina o Tiro de Guerra 154 e para tanto exigiu o governo do estado que se conseguisse uma propriedade para a construção e assim interessou-se e solicitou a desapropriação de uma área pertencente à Fazenda Pilão D’Água, principiando uma rixa entre o Coronel Acácio Piedade e Luiz de Camargo. Todavia, após disputas de idas e vindas prevaleceu a vontade do Coronel. Quando tudo parecia superado, o Coronel Acácio Piedade, na época Deputado, tinha de seguir de trem para São Paulo e encontrava-se na Estação Sorocabana onde conversava com algumas pessoas antes do embarque quando de súbito se ouviu um estalo e o Coronel tomba sem vida, pois o tiro de carabina foi certeiro e atingiu-lhe o crânio. Por volta das 22h00min se deu o desfecho de seu assassinato formando-se então grande confusão e verdadeiro susto nos presentes. Na cidade, apesar do adiantado da hora da noite despertou pela grande figura do Coronel Acácio Piedade, com a notícia confirmada que deixou a pequena Faxina inteira com grande tristeza. Era o dia 25 de outubro de 1917.